Última atualização em 17 de maio de 2021 às 4:26 PM por Luana Konzen Nunes


A Bahia possui a maior economia do Nordeste, a sexta maior do país e é o segundo estado em investimentos públicos. É destaque nacional na produção de energias renováveis, mineração, química e agronegócios, com ambiente de negócios saudável, dispondo de benefícios fiscais para incentivar a instalação de novas indústrias e ampliar as existentes.

Energias renováveis

Nas energias renováveis, a Bahia é líder nacional na geração de energia solar fotovoltaica centralizada e na comercialização de energia eólica, além de um parque industrial eólico.

Mineração

A Mineração da Bahia é a quarta do país e conta com 100% de seu território mapeado por levantamentos aerogeofísicos.

Produtividade de grãos

É um dos principais produtores nacionais de soja, milho, algodão e café, liderando ainda a produção de frutas: cacau, mamona, coco, guaraná e outros. O clima favorável, terras férteis e irrigadas fazem das regiões Oeste e do Vale do São Francisco umas das de maior produtividade de grãos do mundo.

Os setores Químico, de Perfumaria e Cosméticos são destaques nacionais e abrigam o maior complexo petroquímico do Hemisfério Sul – o Polo Industrial de Camaçari, constituindo-se num dos maiores centros de produção e distribuição do país, com alta diversidade de matérias-primas tropicais naturais e mercado consumidor competitivo. Além disso, possui grandes polos florestais de eucalipto e um dos maiores parques industriais de celulose do mundo.

Conheça outros estados