Última atualização em 5 de outubro de 2021 às 1:14 PM por Alexandra Silva Vieira


Na tarde desta segunda-feira (4), em ambiente virtual, foi instalada a Câmara Temática do Saneamento Básico, no âmbito da região Nordeste. É mais uma iniciativa do Consórcio Nordeste na busca de soluções para esgotamento sanitário, abastecimento de água potável, segurança hídrica, entre outras necessidades.

“O objetivo é ter um Plano Nordeste com projetos de investimentos público e privado, em que possamos atuar em cada um dos estados de forma integrada, buscando mais qualidade de vida para nossa população”, declarou o presidente do Consorcio Nordeste, o governador do Piauí, Wellington Dias.

Na oportunidade, o governador João Azevêdo , que coordenará os trabalhos que a Câmara Temática do Saneamento Básico pontuou que a mesma será um instrumento de compartilhamento de experiências exitosas entre os estados da região. “O serviço público tem dado respostas de qualidade e eu espero que a gente tenha a condição de colaborar, discutir o plano de trabalho e estruturar ações que gerem desenvolvimento”, pontuou.

A Câmara Temática de Saneamento tem como competências apoiar a institucionalização de um espaço permanente de reflexão e articulação política e técnica dos gestores públicos da temática do saneamento (abastecimento de água e esgotamento sanitário) no Nordeste; elaborar e encaminhar propostas de diretrizes e ações conjuntas para o desenvolvimento do saneamento da região, considerando a promoção do desenvolvimento sustentável; e emitir pareceres sobre consultas que lhe forem encaminhadas.

Além disso, também ficará sob a responsabilidade da Câmara a elaboração e apresentação do plano de trabalho, apoio para a criação do escritório de projetos de saneamento do Consórcio e diagnóstico de oportunidades de investimentos. A estruturação dela terá como eixos principais a melhoria da eficiência dos sistemas, o saneamento rural e aspectos institucionais.


As câmaras temáticas buscam soluções para as demandas enfrentadas pelos estados do Nordeste em diversas áreas, entre elas saúde, segurança, infraestrutura e ciência. Os membros avaliam práticas de sucesso executadas isoladamente e desenvolvem soluções aplicáveis ao conjunto dos estados.

O Consórcio Nordeste prevê a criação de 18 câmaras temáticas em diferentes áreas. Parte já está funcionando. Elas ficam sob a coordenação de governadores, contam com apoio de equipes técnicas e de Governo que articulam projetos e ações nas respectivas áreas.

Categorias: Notícias