Última atualização em 5 de junho de 2020 às 6:27 PM por Consórcio Nordeste


Reunião ocorreu nesta segunda-feira (18), em missão do grupo para atrair investimentos à região

No fim da agenda de compromissos desta segunda-feira (18), governadores nordestinos foram até a sede da Unesco, em Paris, na França, para entregarem proposta de memorando de entendimento à instituição. O documento assegura a cooperação dos estados nordestinos com a Unesco para o desenvolvimento de projetos na região: todos ligados aos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A proposta dos governadores de cooperação com a Unesco tem os seguintes objetivos: promover uma educação de qualidade; alcançar a igualdade de gênero; garantir disponibilidade de água limpa e saneamento; viabilizar infraestrutura robusta, industrialização inclusiva e sustentável e estímulo à inovação; conservar a vida subaquática; e promover a paz, com acesso à justiça para todos e estruturação de instituições fortes.

“Fomos muito bem recebidos pelo diretor adjunto da Unesco. Ele recebeu muito bem a comitiva e a proposta que apresentamos para o estreitamento de uma parceria com a instituição em temas de importância ímpar e que seguem as diretrizes de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) nas áreas de educação, saneamento, justiça, segurança e meio ambiente”, avaliou o governador do Piauí, Wellington Dias.

Além dele, estiveram na missão na Europa os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, está representado pelo superintendente de Parcerias Público Privadas, Oliveira Junior.

Na quarta-feira (20), os chefes de Estado seguem para Roma, na Itália. Lá, a agenda com os ministros do Desenvolvimento Econômico, Relações Exteriores, Meio Ambiente. Os governadores também devem participar de evento empresarial que conta com o apoio da Confindustria Nacional.

Na quinta-feira, os governadores nordestinos vão a Berlim, na Alemanha. Eles ficam dois dias no país e terão compromisso no evento Empresarial em parceria com a AHK, BDI, KFW e outras federações empresariais. No fechamento dos compromissos, sexta-feira (22), o grupo será recepcionado pelo governo alemão, junto com os ministros de Relações Exteriores, Cooperação Econômica e Economia.

A passagem pela França, Itália e Alemanha é uma das primeiras articulações internacionais feitas pelo Consórcio Nordeste, em missão do grupo para atrair investimentos à região, que é responsável é por 14,3% do PIB brasileiro.

Vale ressaltar que um dos objetivos da criação do Consórcio Nordeste é promover o desenvolvimento social e econômico sustentável da região, cuja economia tem como base, principalmente, os setores de comércio e serviços, indústria e agropecuária.

Categorias: Notícias