Última atualização em 1 de setembro de 2021 às 12:06 PM por Alexandra Silva Vieira


Os governadores manifestaram a preferência pela compra das ações das agências de distribuidoras de gás da região Nordeste.

Em reunião deliberativa os governadores do Consorcio Nordeste discutiram temas como a compra de ações das agências distribuidoras de gás do Nordeste, a ampliação da conexão via fibra óptica para a região, compromisso de investimento na geração de energia limpa, além da elaboração de uma carta que reafirma o compromisso dos governadores com a manutenção da segurança e democracia do país.

Durante a reunião, foi manifestada a preferência pela compra das ações das agências de distribuidoras de gás da região. “Exercendo esse direito de preferência, mantemos o compromisso com um setor estratégico de uma região produtora de gás. Com isso, fazemos o uso de forma planejada em relação ao gás”, pontuou Wellington Dias, presidente do Consorcio Nordeste.

Outro ponto discutido pelos governadores foi o compromisso da ampliação da conexão via fibra óptica para todos os municípios da região, garantindo a inclusão digital dessa região. “Com isso, vamos avançar de forma moderna na telemedicina, tele-educação, tele segurança, do comércio e setor privado. Garantir com essa educação, bons resultados para o nordeste”, pontua o governador.

Na assembleia foi determinada ainda a projeção de modelagens de Parcerias Público-Privado para a substituição das fontes de geração de energias atuais por energias limpas como a eólica e solar. “Aprovamos o projeto que garante, por parte dos estados, a comissão de uma manifestação de interesse público para que modelagens de parceria público privado possamos alcançar a substituição o equivalente ao que os estados consomem de energia, por energia limpa. somos a região das energias limpas como a eólica e solar, com isso, queremos estar em concordância com o acordo de Paris, na linha do compromisso ambiental”, declarou Wellington Dias.

Os governadores ainda elaboraram uma carta em que manifestam o compromisso dos governadores nordestinos na manutenção da defesa e democracia do Brasil. “Reafirmamos que as instituições estaduais cumprirão a missão de proteger a ordem pública e, por isso mesmo, não participarão de qualquer ação que esteja fora da Constituição. Não permitiremos que atos irresponsáveis tumultuem o Brasil”, diz trecho da carta do Consórcio Nordeste.

A reunião ocorreu na cidade de Natal no dia 25 de agosto de 2021.

Categorias: Notícias