Última atualização em 5 de junho de 2020 às 6:27 PM por Consórcio Nordeste


Proteção da biodiversidade e ecoturismo; agrosilvicultura; gestão do lixo; água e saneamento; cidades sustentáveis e mobilidade sustentável. Esses são os temas da carta de intenções de cooperação entre o Consórcio Nordeste, formado pelos nove estados da região, e o governo da França.

O documento foi assinado nesta terça-feira (19), em Paris, pelo governador da Bahia, Rui Costa, e a secretária de Estado do Ministério de Transição Ecológica e Solidária da França, Brune Poirson. Pouco antes, os nove governadores nordestinos haviam participado de reunião na Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).
Conforme a carta de intenções, a cooperação poderá incluir a troca de tecnologias e experiências, além da promoção de seminários e conferências voltados sustentabilidade ambiental.
“Compartilhamos dos mesmos valores da França em relação à preservação do meio ambiente e de apoio ao desenvolvimento sustentável. Nos alegra poder integrar o Nordeste com a França e que possamos desenvolver parcerias também na área ambiental”, ressaltou Rui Costa.
Investimentos
Na tarde desta terça em Paris, os governadores nordestinos também foram recebidos pelo ministro da Europa e de Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian. O grupo apresentou ao ministro o potencial do Nordeste para investimentos estrangeiros e sinalizou a possibilidade de parcerias nas áreas de saúde e agricultura familiar.
Este foi o segundo encontro no ano entre Le Drian e os governadores do Consórcio Nordeste. Em visita ao Brasil em julho, o ministro e os gestores definiram, em Brasília, um roteiro para a realização de projetos que relacionam os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Cúpula das Nações Unidas, à prestação de serviços públicos de qualidade.
De acordo com o governador da Paraíba, João Azevedo, a audiência deu sequência a um termo de compromisso assinado no Brasil, que pautou várias agendas e resultou na inclusão de assuntos ligados à saúde.
João Azevedo esclareceu ainda que o compromisso possibilitará a assinatura de um novo termo, que possibilita que empresas francesas, referências no processamento de medicamentos, tragam sua experiência e tecnologia para o Brasil.
Participam da viagem os governadores Rui Costa (Bahia), Renan Filho (Alagoas), Camilo Santana (Ceará), João Azevêdo (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco), Wellington Dias (Piauí), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), assim como o vice-governador Carlos Brandão (Maranhão). O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, está representado pelo superintendente de Parcerias Público Privadas, Oliveira Junior.
Na noite desta terça (11), o grupo viaja para Roma, onde tem compromissos na quarta-feira (20). A missão continua em Berlim, na quinta (21) e sexta-feira (22).

Categorias: Notícias